Aumentar score: saiba as maneiras de melhorar a sua pontuação

Por trás de todas as obrigações financeiras, pedidos feitos a bancos ou inadimplências com suas dívidas, existe uma pontuação atrelada a seu CPF. Ela vai de 0 a 1.000 pontos e informa instituições de crédito sobre como você se comporta frente ao mercado. Por um lado, pode fazer você ser atendido sempre no que pedir. Porém, por outro, pode fazer você ser barrado num financiamento. Nesse caso, uma alternativa é você aumentar o seu score.

Empresas como Serasa e Boa Vista fazem o monitoramento e a pesquisa do crédito individual do consumidor. A partir deles, vai constituindo o score baseado nos seus hábitos de pagamento. Assim, pagar as contas em dia aumenta o score automaticamente. E, consequentemente, deixá-las pra trás vai puxar esse score para baixo. Aqui, vale uma consideração: isso acontece por um tempo considerável.

Uma dívida em aberto pode marcar a pontuação do indivíduo por até cinco anos. Apesar de ela poder prescrever, pelo menos para cobranças forçosas ou inserção no cadastro de devedores, a informação fica disponível para consulta por um período significativo. Do mesmo modo, ter ficado negativado pode impactar uma solicitação de crédito feita junto a uma instituição, pois isso também estará visível depois de retirado.

Ainda que você esteja em baixa frente à praça, é possível aumentar seu score com alguns comportamentos simples. E, não se preocupe, tudo de maneira orgânica. O que também pode estar acontecendo é você estar atuando de maneira errada naquilo que é considerado prejudicial ao seu score sem nem mesmo ter ciência disso. Mas, a partir de agora, bora virar esse jogo e conseguir o que você deseja!

Leia mais: Cartão de crédito com score baixo: como conseguir o seu

Práticas para aumentar o score

A melhor forma de aumentar seu score é começar a monitorá-lo, para saber quando as coisas degringolaram. No Portal Serasa é possível checá-lo em detalhes, tornando fácil descobrir inclusive quando sua pontuação subiu ou desceu, com indicação do mês exato e de quantos pontos foi a oscilação. Por lá, é preciso fazer um cadastro, e quanto mais completo melhor, pois ele também incfluencia na sua pontuação (Sim, isso mesmo!).

Dito isso, essa pontuação é definida por faixas, de Baixo a Muito Bom, com os seguintes níveis:

Muito bom 701 – 1000
Bom 501 – 700
Regular 301 – 500
Baixo 0 – 300

Caso você tenha lido por aí uma pontuação diferente, isso acontece por que o Serasa Score agora é 2.0, e o peso de cada informação na sua pontuação mudou. O pagamento de dívidas, por exemplo, caiu de 30,2% para 5,5% na sua influência. Na contramão disso, o pagamento de crédito alçou de 13,9% para fortes 43,6%. Ou seja, alguns fatores podem ter um impacto maior do que o outro, e o resultado vai depender do seu perfil como consumidor.

1. Pague suas contas atrasadas

O melhor a fazer para aumentar seu score é começar por aquilo que está em aberto. Isso, pois quanto antes elas forem liquidadas, menor tempo elas ficarão no seu histórico.

2. Comece pelas que te deixam negativado

Ter ficado negativado fica um bom tempo no registro do consumidor. Por isso, o banco dos devedores é um fato importante a ser evitado.

3. Pague as contas de maior impacto

Ter um planejamento financeiro é essencial nesse momento. Por isso, se você não puder liquidar todas as suas contas, comece pelas que têm maior juros por atraso, pois de grão em grão a galinha enche o papo.

4. Coloque suas contas em seu nome

Quer manter um histórico bem-sucedido de quitação das suas dívidas? Então, aproveite aquela fatura que está em nome de outra pessoa mas é sua e coloque-a no seu. É simples matemática: quanto maior o número de adimplências, maior o seu score.

5. Evite consultas desnecessárias para serviços ou créditos

Sabe quando alguém simplesmente quer ver como seria um empréstimo ou sua taxa de juros e então realiza uma simulação qualquer? Pois, saiba que a simples consulta já é péssima, pois os avaliadores consideram que você está passando necessidade, talvez repetidas vezes! Ela é responsável por 19,3% da influência sobre a sua pontuação, o que, mesmo que ingênua, te impede de aumentar seu score ou até o puxa para baixo.

6. Mantenha seu cadastro atualizado

O Serasa é o principal nome do segmento, mas também existem os CDLs, onde a consulta pode ser feita, e o Boa Vista Consumidor. Para se ter uma boa pontuação, o cadastro realizado junto às plataformas também pode ajudar a dar um upgrade, mesmo que seja em menor escala.

Quanto tempo leva para aumentar score?

Essa resposta é incerta, mas saiba que alguns registros podem perdurar no histórico por 5 anos. Talvez mais para consultas individuais. Portanto, quanto antes você for atrás de soluções para seus problemas financeiros, antes você conseguirá aquilo que pretende atingir.

Preciso aumentar o score até quanto?

Outra matemática que é incerta é qual a pontuação ideal para cada serviço financeiro. Por exemplo, alguns especialistas vão dizer que, para ter um cartão de crédito, o cliente precisa estar na faixa dos 700 pontos. Para outros, ou em algumas instituições mais peace and love, seriam 600 pontos.

Qualquer que seja o caso, você já sabe qual o mínimo que precisa alcançar antes de fazer uma solicitação para não dar com os burros n’água nem queimar o seu filme ou o seu score, sim? É só seguir as dicas à risca!

Layout

Domine a arte de investir!

Use nosso simulador e planeje suas decisões financeiras.

Leia também: Qual Score é bom para cartão de crédito? Entenda agora!

Se você gostou do nosso conteúdo, então continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito. Criamos conteúdo para te ajudar a fazer as melhores escolhas possíveis em prol da sua saúde financeira.

Logo MCC 400 branco
Logo vertical branco

FAÇA SEU
DINHEIRO RENDER

Conheça o simulador de investimento do Meu Portal Financeiro.

Acesse e explore gratuitamente diferentes cenários de investimentos.

preloader