Stablecoins: saiba como funciona esse tipo de criptomoeda

O mundo financeiro não para: a novidade da fez são as Stablecoins. Mas essa tendência não é de agora. A primeira criptomoeda, o Bitcoin, foi criada em 2009. E desde então muitas pessoas deixaram seus computadores mais potentes e passaram a minerar com suas máquinas as moedas digitais com o objetivo de enriquecer. E a verdade é que muita gente conseguiu. Mas algumas pessoas também perderam dinheiro.

Você já se aventurou pelas criptomoedas? Ou  pretende fazer isso um dia? Um bom caminho é começar conhecendo mais sobre o universo das moedas digitais. Para ficar por dentro das Stablecoins e descobrir como elas funcionam, continue a leitura desse texto.

Saiba mais: Como investir em criptomoedas? Saiba todos os detalhes!

O que são Stablecoins?

As Stablecoins são criptomoedas, como você já entendeu. Só que tem uma característica específica e exclusiva que é maior estabilidade no seu valor. Ou seja, não tem a mesma volatilidade que outras criptomoedas. 

O valor delas é estabelecido de acordo com o dólar americano, euro e ouro. Estes são ativos financeiros cujo valor não depende do valor de outros ativos. E por isso há maior estabilidade. Outro fator que torna moedas estáveis mais interessantes para quem está começando a investir em criptomoedas é o fato de que a cada US$ 1  emitido na forma de Stablecoin, já um US$ 1 guardado em uma reserva de garantia.

Quanto oscilam?

O bitcoin, a criptomoeda pioneira, já chegou a oscilar 20% em um único dia, o que em um cenário de valorização é interessante. Mas em um cenário de desvalorização representa perda de dinheiro para os investidores de criptomoeda.  No caso das Stablecoins, as oscilações costumam ser de 3% para cima ou para baixo em um mesmo dia.  

Para investidores iniciantes é interessante. Já que não há grandes sustos de perda de dinheiro. Essa é uma das grandes vantagens das moedas estáveis, porém não é a única. A outra grande vantagem é a internacionalização do patrimônio. Ao investir neste tipo de criptomoedas, você consegue escapar da inflação e da atual instabilidade do real,  preservando desta maneira o poder de compra.

Quais os tipos?

Existem algumas stablecoins disponíveis para negociação no mercado.  Das dez moedas de maior destaque, há nove que estão ancoradas no dólar. Estas recebem a denominação de moedas estáveis centralizadas. Já que tem paridade com moedas fiduciárias. 

Parece um conceito difícil de entender, mas não tem muito mistério. As moedas fiduciárias são as moedas tradicionais, ou seja, aquelas de são geradas e reguladas pelo governo e banco central de cada país.

Stablecoins commodity-colaterizadas

Outro tipo comum dessas moedas, são as stablecoins commodity ou então colaterizadas. Estas não usam outra moeda como lastro para o seu valor. E sim commodities, como obras de arte, imóveis ou metais preciosos. A vantagem dessas em relação às moedas centralizadas, é que  as transações financeiras de compra e venda são feitas com mais rapidez e custo mais baixo.

Stablecoins cripto-colateralizadas

Estas moedas estáveis não estão lastreadas em moedas fiduciárias, e nem em commodities. O seu valor está atrelado a outra criptomoeda descentralizada, como por exemplo o Ether. Neste caso específico, a oscilação do valor pode ser maior em comparação com as moedas citadas anteriormente.

Stablecoins não-colateralizadas

Outra modalidade das moedas estáveis são as não-colateralizadas. São aquelas que não estão lastreadas em nenhuma outra moeda, seja ela fiduciária ou uma criptomoeda descentralizada. Pode parecer um pouco mais complexo de entender, mas o seu valor é regulado por algoritmos que atuam na definição da quantidade de moedas que circulam para manter a estabilidade do seu valor.

Leia mais: Como Calcular Juros da Poupança: Veja como acompanhar seus rendimentos

Como comprar Stablecoins?

Comprar Stablecoins é um pouco diferente. Não funciona da mesma forma que as ações da bolsa de valores, em que você só precisa ter acesso a ferramenta homebroker da sua corretora. A compra das moedas estáveis tem um primeiro obstáculo que é a necessidade de ter uma conta bancária em dólar. Porém se isso não for uma possibilidade para você, é possível comprar Stablecoins através de uma exchange (equivalente a Ibovespa).

Como usar as Stablecoins?

Agora você já sabe quais são os principais tipos de Stablecoins que existem. E também já entendeu como comprar e vender essas criptomoedas que podem te ajudar a aumentar a sua reserva financeira. Mas além disso, o que mais é possível fazer com esta categoria de criptomoedas?

Por ser uma moeda que oscila pouco, é uma alternativa na hora de fazer pagamentos digitais em suas compras. Ou também em transações financeiras internacionais. E é uma alternativa interessante em cenários de queda do valor de outras criptomoedas.

Imagine que você investe seu dinheiro em criptomoedas, como por exemplo o Ether ou Bitcoin, e por algum motivo uma tendência de queda se mostra evidente. Neste cenário, o ideal é vender as moedas antes da queda do valor. Antes da existência das Stablecoins, o melhor seria vender as criptomoedas e comprar real. Mas agora é possível vender as moedas com tendência de queda e comprar Stablecoins e manter seu dinheiro seguro.

Layout

Domine a arte de investir!

Use nosso simulador e planeje suas decisões financeiras.

Quer continuar recebendo informações valiosas sobre o mercado financeiro? Então siga  acompanhando o meucartaodecredito.com.br.

Logo MCC 400 branco
Logo vertical branco

FAÇA SEU
DINHEIRO RENDER

Conheça o simulador de investimento do Meu Portal Financeiro.

Acesse e explore gratuitamente diferentes cenários de investimentos.