Tem o sonho da casa própria? Quer conquistar um carro melhor? Então, chegou ao lugar certo. Aqui, temos todas as informações para você saber calcular e consultar qual score é bom para financiamento.
Separamos dicas de como o score é calculado, as maneiras de aumentar a sua pontuação e onde consultar o seu atual perfil.
Leia também: Como aprovar financiamento de veículo com score baixo?
Conheça a pontuação ideal
O score está baseado em uma classificação de agências do mercado financeiro. Existem regras, possibilidades de você aumentar essa nota e até consultar a sua atual situação. Vamos explicar tudo isso ao longo desse conteúdo.
Existe uma pontuação específica que ajuda você a entender qual score é bom para financiamento.
Entenda primeiro que o score entre 0 e 300 é considerado ruim. Sendo assim, se você estiver nesse patamar, é hora de ligar o alerta.
Entre 301 e 700, a pontuação é regular. Nesses casos, os consumidores são vistos como maus pagadores. Significa que as instituições possuem mais chances de levarem um calote.
Se você quer saber qual score é bom para financiamento, entenda que a partir de 700 pontos você está muito bem classificado.
Nesse patamar, facilmente você conseguirá estreitar o relacionamento com uma instituição financeira. Aliás, essa é a pontuação necessária para conseguir financiamentos mais altos, como os imobiliários e carros de luxo.
Como é calculado o score
Você já entendeu qual score é bom para financiamento. No entanto, é preciso conhecer como ele é calculado. Assim, você pode se preparar, observar os seus hábitos e facilitar a sua aprovação.
Entenda que empresas são contratadas para realizar a avaliação do score. A nota vai de zero a mil. Várias análises são realizadas no histórico do pagador antes de receber uma classificação.
Conheça alguns dos pontos que são avaliados para chegar a uma nota de qual score é bom para financiamento:
- Histórico de pagamento de contas no prazo;
- Atualização de dados;
- Possíveis atrasos em pagamentos;
- Existência de inscrição em órgãos de proteção de crédito;
- Utilização de serviços financeiros.
Saiba aumentar o seu score
Agora que você conheceu qual score é bom para financiamento e como ele é calculado, você vai compreender como pode aumentar a sua nota.
Alguns passos simples podem apoiar você nessa trajetória. Separamos aqui algumas dicas para você seguir, veja:
- Limpe seu nome no mercado. Realize negociações de valores pendentes, cartões de crédito e empréstimos anteriores;
- Coloque as contas em débito automático. Isso vai mostrar a sua boa vontade em quitar dívidas e pode facilitar a qualificação;
- Consolide as compras e movimentações em um banco. O seu histórico financeiro é avaliado. Por isso, consolidar as contas e movimentações é mais fácil na hora de uma análise de pontuação;
- Utilize o cartão de crédito. Reúna todas as compras em um único cartão e pague a fatura em dia. Isso vai ampliar as suas chances
Perceba que é preciso cuidar da sua saúde financeira para chegar ao patamar de qual score é bom para financiamento.
Separamos mais algumas informações sobre isso, elas estão disponíveis nesse artigo: Como organizar as finanças? 8 passos para sair do vermelho.
Aprenda a consultar qual score é bom para financiamento
Está curioso para saber qual é o seu score? Então, entenda que o Serasa é uma das empresas responsáveis por realizar essa análise.
Domine a arte de investir!
Use nosso simulador e planeje suas decisões financeiras.
Existem várias instituições que realizam esse serviço, e nós separamos um conteúdo exclusivo sobre esse tema, aqui: Saiba como consultar score de forma fácil pela internet!
Mas para ficar mais claro, veja o passo a passo de como consultar o seu score no Serasa:
- Entre no site do Serasa Score;
- Clique em “consultar meu score grátis”;
- Informe seu CPF;
- Se você já tiver cadastro, informe sua senha. Se não tiver, complete seu cadastro
Com essas informações em mãos, você tem mais controle sobre como está sua imagem financeira e o que precisa fazer para melhorá-la e conquistar o financiamento que deseja.