Todo mundo, em algum momento, está sujeito a passar por períodos de maior dificuldade financeira. É algo comum, principalmente se sua renda em geral é abaixo da média. Dessa forma, existe o risco de deixar de pagar algum boleto. Nessas situações, uma das alternativas possíveis é parcelar a conta vencida. Vamos explicar um pouco sobre neste artigo!
Como estamos falando de uma realidade que não é bem a ideal, é preciso fazer uma redução de danos. Afinal, para deixar de pagar uma conta agora, você terá sempre de pagar juros depois. Os juros podem virar uma bola de neve, que criam dificuldades ainda maiores do que aquelas que originaram a dívida.
Assim, é interessante comparar as formas de crédito. O ideal sempre é não deixar os boletos atrasarem, em especial a fatura de um cartão, que tem juros muito altos. Mas, chegando nessa situação, você deve considerar as opções, entre elas parcelar a conta vencida.
Leia mais: Parcelar boleto no cartão de crédito: confira as vantagens
Parcelar conta vencida: como funciona?
Há meses, especialmente quando estamos em uma época mais difícil financeiramente, que as contas simplesmente não fecham. O ideal é nunca chegar nessa situação, mas, uma vez nela, a melhor alternativa é pensar em como sair. Com planejamento e decisões racionais, você consegue encontrar a melhor saída – ainda que seja difícil aplicá-la.
É possível atualizar um boleto vencido, para depois parcelar no cartão de crédito. A primeira operação você consegue resolver com bastante facilidade. Basta procurar o banco pelo qual emitiram o boleto, ir no site e pedir a segunda via. Você pagará um pouco mais caro pela mesma conta, mas, quanto mais cedo, melhor.
Existem algumas formas de fazer esse parcelamento pelo cartão. A primeira medida é procurar seu banco ou instituição para saber se eles fazem esse tipo de serviço. Não são todos os cartões de crédito que disponibilizam a opção de parcelar boletos, então é realmente necessário fazer a pesquisa antes.
Você também pode fazer essa operação através de alguns aplicativos de carteiras digitais, como o PicPay e o PagBank. O inconveniente é ter que baixar o aplicativo no celular para fazê-lo – além, é claro, do custo do parcelamento. Os aplicativos em si, no entanto, são gratuitos e fáceis de utilizar.
Quanto custa parcelar conta vencida?
Como qualquer outro serviço de crédito, o parcelamento de boletos tem seu preço medido em juros. Os juros são uma forma das instituições regularem o risco e a recompensa de emprestarem dinheiros a pessoas e empresas. Como você pode imaginar, os bancos já têm uma ideia de que quem busca parcelar uma conta vencida está em uma situação financeira emergencial.
Por isso, essa forma de crédito é relativamente alta, tendo também um grande risco de gerar mais endividamento. Por exemplo: no PicPay as taxas são de 2,99% ao mês sobre o valor total da fatura e mais 3,49% por parcela. O Pagbank é um pouco mais barato, são 2,89% mais 2,49% por parcela. Considerando que você já está pagando juros por estar com o boleto atrasado, trata-se de uma taxa bastante desvantajosa.
Saiba mais: Vantagens do cartão de crédito: saiba os motivos para ter um
Como melhorar a vida financeira
Como dissemos acima, quando se chega a uma situação dessas, não adianta chorar sobre o leite derramado. Você terá algum prejuízo, mas pode diminuir os efeitos danosos da instabilidade financeira. Em primeiro lugar, considere outras formas de crédito que permitam pagar a conta à vista, como o crédito consignado ou empréstimo com garantia. Esses serviços têm maior segurança, então cobram menos juros.
Em alguns casos, por ter juros tão altos, parcelar o boleto simplesmente não é a melhor opção. Frequentemente, fica mais barato deixar a conta para pagar à vista no mês seguinte do que contratar esse serviço. De novo, é bom esclarecer, nenhuma dessas opções é “boa”, mas às vezes é preciso escolher qual delas representa o melhor problema.
Idealmente, para evitar esse tipo de situação, é preciso ter um controle mais rígido sobre as próprias finanças. Conseguir colocar as coisas no papel, pensar em maneiras criativas de eliminar gastos e racionalizar os serviços de crédito são algumas das medidas mais necessárias. Nenhuma dica de finanças, no entanto, faz milagre: cada situação vai ter suas próprias limitações e os ajustes serão mais ou menos severos de acordo com as particularidades.
De forma geral, aquilo que vale para todo mundo, é tentar ter informações sobre os melhores cartões de crédito pode ajudar muito, tanto a consumir mais, como a evitar endividamentos. Aqui no Meu Cartão de Crédito você consegue justamente isso: ver os melhores cartões sem anuidade, como melhores promoções, mais cashback, entre outras vantagens. Continue nos acompanhando!