Open banking: o que é, como funciona e quais seus impactos

Open Banking

O banco está aberto. Isso mesmo, a expressão Open Banking significa que as suas informações financeiras estão abertas e disponíveis. Mas fique tranquilo, isso é seguro e só funciona com a sua autorização.

Aqui, vamos explicar em detalhes o Open Banking. Existem muitas vantagens para você, cliente: é possível contratar serviços com melhores taxas e prazos. Mas para isso, você precisa entender como tudo funciona. Vem com a gente que vamos explicar.

Conheça o Open Banking

De forma simples, com essa modalidade você será o único dono das suas informações bancárias. Todos os seus dados financeiros ficam em seu poder. O seu histórico de pagamento, empréstimos, renda e relacionamento.

Então, você pode compartilhar isso com o banco ou instituição que quiser.

Só para ficar mais claro, hoje em dia, essa informação é de apenas um banco: o seu. Aquele que você possui uma conta corrente. Então, se você decide mudar de banco, precisa iniciar um relacionamento do zero.

Sabe como isso impacta? Dificuldade de conseguir um empréstimo, financiamento, serviços com taxas menores, prazos maiores pra pagamento e etc.

Como funciona o Open Banking

Você poderá usar um app e compartilhar as informações financeiras com a instituição que desejar fazer negócio.

A proposta é que todo o processo seja acompanhado pelo Banco Central. Portanto, o Open Banking vai ser mais seguro.

Mais poder de escolha

O Open Banking vai oferecer para você novas possibilidades. Com um app você poderá avaliar, por exemplo, onde o financiamento do seu veículo fica mais barato e com melhor prazo de pagamento.

Funcionará como um catálogo de serviços. Você não precisará depender do seu banco para um financiamento, nem precisará do auxilio de uma concessionária para cotação.

Funciona assim com o Open Banking: dá para escolher crédito no banco A, que tem a melhor taxa, investimentos na corretora B, que tem baixa taxa de corretagem e cartão de crédito na fintech C, que não tem anuidade, por exemplo.

Entendeu? Com o Open Banking você tem mais poder de escolha.

Sem taxas extras

Por enquanto, a proposta do Open Banking é não cobrar taxas extras para acessar os serviços e catálogo de produtos.

Conheça outras vantagens:

Mais liberdade e autonomia

As suas informações financeiras não se perdem. Você escolhe com qual instituição compartilhar o histórico de pagamentos e empréstimos.

Menos custos

Você pode cotar o serviço, financiamento, empréstimo ou investimento que deseja fazer. Não tem intermediário. Por isso, o custo da operação deve ser menor.

Mais competição

As instituições terão que reduzir custos para ganhar clientes. Afinal, em alguns clicks no app você poderá saber quanto a concorrência oferece pelo mesmo serviço.

Layout

Domine a arte de investir!

Use nosso simulador e planeje suas decisões financeiras.

Funcionamento no Brasil

Já está funcionando no Brasil uma fase. Está disponível no Open Banking os dados das instituições participantes, seus canais de atendimento e os produtos e serviços que oferecem.

A partir de 15/07/21, o cliente poderá compartilhar seus dados pessoais de cadastro, como nome completo, CPF/CNPJ, telefone, endereço e dados de transações relativas aos produtos e serviços relacionados à conta. 

Em 30/08/21, as pessoas poderão iniciar um pagamento fora do ambiente do banco. Serão acesso a serviços como pagamentos e propostas de crédito por um aplicativo de mensagem, por exemplo.

Na última fase, a partir de 15/12/21, começam outros produtos e serviços. Como informações relacionadas a operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência.

Agora que você já conhece o Open Banking, fique ligado nas datas de liberação de funcionamento e garanta os melhores investimentos.

Logo MCC 400 branco
Logo vertical branco

FAÇA SEU
DINHEIRO RENDER

Conheça o simulador de investimento do Meu Portal Financeiro.

Acesse e explore gratuitamente diferentes cenários de investimentos.

preloader