Um bom planejamento financeiro permite que as pessoas tenham liberdade para realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos. Para isso, muitos buscam nos investimentos a solução para seus problemas. Neles, porém, há parâmetros que muitas vezes não são compreendidos completamente. Entender o que significa render acima da CDI pode ajudar a esclarecer um pouco ofertas comuns nesse meio.
Na pergunta do título, “a” CDI significa uma taxa cobrada entre bancos para empréstimos. Porém, “o” CDI é o acrônimo de Certificado de Depósito Interbancário, o documento que formaliza essa operação. Ao final de todos os dias, bancos podem estar sem dinheiro em caixa. Então, pedem emprestado a seus pares para compensar no dia seguinte. E é essa transação que garante a liquidez e a continuidade das operações.
De maneira geral, a CDI vai estar atrelada à taxa Selic, a taxa básica de juros da economia. Existem diferentes formas de olhar para seus números, mas via de regra existe uma máxima de que a CDI vai representar 98% da própria Selic. Podem existir flutuações pontuais olhando para dados mais abrangentes, mas ambas as referências andam praticamente juntas em termos de valores.
Você que queria descobrir o que significa render acima da CDI já deve ter depreendido sua resposta, pelo menos a mais simples.
Significa que seu investimento pode render (ou já rende) acima da taxa que regula o mercado de empréstimos entre bancos. E, então, também significa um rendimento próximo do da taxa Selic, referência para a maior parte do mercado de capitais. Contudo, a resposta complexa envolve um pouco mais de números.
Leia mais: Prejuízo Nubank: sabia que o banco cresce mesmo no vermelho?
O que é a CDI
A CDI é a taxa que regula os empréstimos realizados por um banco a outro. Diariamente, o volume de transações realizadas por uma determinada instituição pode superar o caixa da própria instituição, o que a deixaria sem recursos para finalizar o dia e garantir as suas operações. É claro, muito dinheiro transita ao longo de 24h num banco, qualquer que ele seja.
Assim, ele “pede” emprestado a outros bancos, numa operação que vai ser garantida pelo Certificado de Depósito Interbancário. Ou seja, o CDI é o documento que garante esses empréstimos. O que acontece é que sempre há uma taxa envolvida nesse crédito, e é ela que vai ser denominada “a” CDI. Não se preocupe, os bancos não estão quebrados, e esse montante é, via de regra, compensado logo no dia seguinte.
Como a CDI afeta investimentos
De maneira geral, há muitos tipos de investimento. Porém, uma parte deles será regulada pela CDI como referência. Essas aplicações são as de rendimento fixo, ou seja, aquelas em que se pode prever a rentabilidade do negócio. Por isso, a sigla CDI aparece vinculada a tantas ofertas que aparecem aos consumidores. Nesse tipo de negócio, as taxas mais atraentes são sempre as mais altas: 100% da CDI, 105%, 110%, mas pode ser mais.
Não é impossível que existam valores bem acima dessa faixa, como 200% ou até 300% da CDI. Mas, nesse tipo de investimento, é difícil de garantir a rentabilidade fixa. Ou seja, aqui o risco entra em cena, um dos tripés dos investimentos.
A CDI na vida diária
Atualmente, há contas ou carteiras digitais que também oferecem rendimento baseados na CDI. Nesses casos, deixar o dinheiro na conta bancária para que ele renda significa emprestar dinheiro ao próprio banco, e ele sempre está disponível, mas também significa que ele faz parte do “caixa” da instituição.
É um toma lá da cá, e em vez de ter crédito de outros bancos, o seu pega dos correntistas ou carteiristas e devolve com acréscimo de juros, regido pela CDI. Essa taxa está próxima da taxa básica de juros, a Selic, mas é melhor do que muitos outros investimentos. A poupança, por exemplo, perde feio em termos de rentabilidade porque está defasada em relação à inflação.
E, vale dizer, a inflação está nas alturas. Só pra se ter uma ideia, dados do IBGE e do Banco Central foram avaliados pelo pelo Economista Visual, que argumenta que o real perdeu cerca de 85% do seu poder de compra desde 1985.
Render acima da CDI na conta
Se você não pensa em mercado de ações, mas simplesmente ter um “plus” pelo dinheiro que permance na conta corrente ou na carteira digital, muitas opções oferecem ganhos vinculados à CDI. Veja alguns abaixo.
1. Conta Nubank
Rendimento: 100% da CDI
Confira os detalhes completos de uma oferta neste link!
2. Carteira Digital Pic Pay
Rendimento: 105% da CDI
Domine a arte de investir!
Use nosso simulador e planeje suas decisões financeiras.
Confira os detalhes completos de uma oferta neste link!
3. Banco Pan
Rendimento: 100% da CDI
Confira os detalhes completos de uma oferta neste link!
4. Banco BV
Rendimento: 100% da CDI
Confira os detalhes completos de uma oferta neste link!
5. Banco BTG
Rendimento: 104% da CDI
Confira os detalhes completos de uma oferta neste link!
6. Banco Sicredi
Rendimento: Variável
Saiba agora o preço do seu imóvel!
Acesse agora o nosso simulador de financiamento imobiliário gratuito.
Confira os detalhes completos de uma oferta neste link!
7. Banco Digio
Rendimento: 130% da CDI
Confira os detalhes completos de uma oferta neste link!
Os valores de referência, porém, podem sofrer alteração sem aviso prévio, a depender da instituição.
Leia também: Precisando de dinheiro? O saque aniversário pode te salvar!
Se você gostou do nosso conteúdo, então continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito. Criamos conteúdo para te ajudar a fazer as melhores escolhas possíveis em prol da sua saúde financeira.