O que é Open Finance? A gente já sabe que o mundo está cada vez mais moderno, e que todo dia temos novidades quando o assunto é tecnologia. Mas você já percebeu como isso também é uma realidade no mundo financeiro? Alguns anos atrás a grande novidade, e que ainda está nos holofotes, são as criptomoedas.
Só que as novidades não param por aí. Agora o novo conceito da moda é o Open Finance. Então se você quer entender melhor o que é isso, como funciona e como pode afetar o seu dinheiro, leia este texto até o final.
Saiba mais: Open banking: o que é, como funciona e quais seus impactos
O que é Open Finance?
A Open Finance é uma iniciativa regulada pelo Banco Central, ou seja, você pode confiar nesta novidade, que promete revolucionar o mercado financeiro e facilitar a sua via em muitos sentidos.
Veja as vantagens que ela vai trazer para o mercado:
- Transparência e inovação para o mercado financeiro;
- Melhores serviços e produtos financeiros oferecidos aos clientes;
- Clientes no controle dos seus dados;
- Opção de compartilhar suas informações financeiras com o que você quiser.
Tudo isso será possível através de um sistema financeiro aberto e de custo seguro. Com ele você vai compartilhar seus dados com praticidade e segurança.
O Open Finance é seguro?
Sim, é uma solução digital e financeira que é segura. Todo o processo de desenvolvimento do sistema e sua implementação é acompanhado e regulado pelo Banco Central. Ou seja, esta instituição é a responsável por determinar quais os processos e controles que o sistema deve ter.
Você pode ficar tranquilo, já que o sistema de Open Finance segue os mesmos critérios de segurança utilizados para transações financeiras por TED, DOC e Pix. O novo sistema pode ser utilizado por empresas e pessoas físicas sem colocar em risco as suas atividades financeiras e contas bancárias.
Quais os impactos do Open Finance?
Assim como o PIX, o sistema Open Finance foi criado para facilitar as nossas atividades no mundo financeiro. Mas como isso vai acontecer? Através dos diversos impactos positivos que a solução traz para o mercado. Leia os tópicos a seguir e entenda por que você deve ser sim para o novo sistema de compartilhamento de dados financeiros.
Seja uma empresa com mais competitividade
Empreendedores que usam o sistema Open Finance podem conseguir soluções financeiras mais diversificadas e específicas para as suas necessidades e ajudar o seu negócio a crescer. Por exemplo, assim que você abrir a sua conta MEI ou PJ em um novo banco pode ser mais rápido e menos burocrático pelo compartilhamento das informações financeiras.
Aproveite mais recursos
O começo de uma empresa nem sempre é fácil. E toda ajuda extra pode fazer muita diferença. O sistema Open Finance vai ajudar até na hora de conseguir um empréstimo com as opções de créditos personalizadas para a sua necessidade e a necessidade do seu negócio.
Qualquer solicitação de crédito feita, será processada ainda mais rápido. Já que o banco pode consultar o seu histórico e da sua empresa no Open Finance. Assim a análise de risco é mais rápida e precisa. Ou seja, todo mundo sai ganhando: o banco por ter mais certeza de que você vai pagar a dívida, e você que recebe o dinheiro mais rápido.
Fique por dentro: Melhor bandeira para cartão de crédito: veja a que dá match com você
Tenha mais controle financeiro
Contas em mais de um banco, diversos empréstimos para lembrar de pagar: quanto mais informações precisamos acessar em diferentes locais, mais complicada é a gestão financeira. Ter clareza dos nossos ganhos e custos é indispensável para que o negócio tenha uma boa saúde financeira.
E o sistema Open Finance também vai te ajudar nisso, já que com ele é possível acessar todas as informações financeiras em um lugar só. Ou seja, toda a sua gestão financeira é feita em um único aplicativo. Outra vantagem é que ter acesso às informações em um só lugar facilita a escolha do melhor produto financeiro para você, assim você garante que está escolhendo as menores taxas e melhores benefícios.
O que é compartilhado no Open Finance?
A implementação do sistema Open Finance foi gradual. Isso quer dizer que não foi feito tudo de uma vez, com o objetivo de garantir a segurança dos dados. Agora, todo o sistema já funcionando e é possível consultar os seguintes dados de forma centralizada e fazer as seguintes operações:
- Dados das instituições financeiras: canais de atendimento, produtos e serviços;
- Informações cadastrais: contas bancárias, cartão de crédito e operações de crédito;
- Pagamentos e transferências pelo Open Finance;
- Solicitar crédito a mais de uma instituição ao mesmo tempo: facilidade para analisar as taxas e condições de pagamento;
- Receber e enviar informações sobre produtos e serviços bancários de todos os tipos.
A implementação do sistema tem data marcada para terminar: 31/05/2022. Nesta data também será possível compartilhar suas informações e assim receber ofertas e serviços personalizados.
Domine a arte de investir!
Use nosso simulador e planeje suas decisões financeiras.
Continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito para conhecer mais sobre o mundo das finanças.