O uso do cartão de crédito como forma de pagamento continua crescendo com o tempo. A facilidade para solicitar e conseguir um cartão tem modificado o mercado nacional. O Brasil é hoje o país que mais usa cartão de crédito na América Latina. Muitas dessas compras têm acontecido pela internet. Com o crescimento do número de consumidores que fazem compras online, aumenta também o número estornos. Mas você sabe o que é estornar?
Estornos acontecem quando compras são canceladas. Mesmo sem saber exatamente o que é estornar, talvez você já tenha tido uma compra estornada. Se você já comprou algo pela internet e depois devolveu, é provável que tenha acontecido um estorno.
Se o produto veio com defeito, se era diferente do anúncio ou se você desistiu, tanto faz. O motivo para desistir da compra é indiferente para que o estorno aconteça. Saiba todos os detalhes sobre o procedimento nesse post.
Leia também: Como funciona o cartão de crédito? Entenda tudo e saiba usar!
O que é estornar?
O estorno é um tipo de procedimento que possibilita que clientes cancelem suas compras já realizadas. O estorno também pode ser solicitado no caso de uma cobrança indevida. Se você notar um item estranho na fatura do seu cartão, pode pedir para estornar.
O que justifica um estorno?
Conheça, na nossa lista a seguir, alguns motivos que costumam ser justificativas para estorno.
Pagamento duplicado
Pagamento duplicado é quando, por algum erro no sistema, a mesma compra aparece duas vezes na fatura. Entre em contato com a operadora do cartão para solicitar o estorno.
Desistência da compra
Caso você não saiba, é possível desistir de compras feitas pela internet. O Código de Defesa do Consumidor determina esse direito e estipula um prazo de 7 dias. Vale lembrar que o prazo começa a contar a partir do recebimento do produto. Se você desistir da compra antes mesmo do produto chegar, precisa esperar o recebimento para solicitar o estorno.
Nas compras que você fizer pessoalmente em lojas físicas, o funcionamento é outro. Cada estabelecimento tem a sua própria maneira de lidar com desistências. Como não existe uma lei que garanta o estorno em lojas físicas, a loja não é obrigada a devolver o dinheiro. Mesmo assim, a maioria das lojas oferece algum tipo de alternativa para não perder o cliente.
Se a situação ficar crítica, você realmente quiser o estorno e a loja se recusar, o procedimento pode demorar. Você precisará entrar em contato com a operadora do cartão, que vai intermediar a situação. Esse procedimento é um pouco mais burocrático e nem sempre funciona.
Produto com defeito
O estorno em caso de produto com defeito não tem mistério. Quando você percebe que o produto está com defeito, entra em contato com a empresa e solicita o estorno.
Algumas podem tentar negociar por outro produto igual ou de valor semelhante, mas você não é obrigado a aceitar.
Fraude
Infelizmente a segurança dos cartões ainda não garante que fraudes parem de acontecer. Seja com cartões clonados ou com golpistas dando um jeito de conseguir dados, esse problema ainda existe.
Se você perceber que na fatura do seu cartão que existe um item estranho, preste atenção. Às vezes uma breve pesquisa pelo nome do estabelecimento ajuda a recuperar a memória de um gasto esquecido. Além disso, tente lembrar de onde você estava no momento daquele débito. Aplicativos de mensagens ou redes sociais podem ser úteis para isso. Até porque a maquininha do cartão nem sempre tem o nome correto do estabelecimento.
Se você realmente perceber uma fraude, entre em contato com a operadora do cartão. O procedimento para cancelar a compra é relativamente rápido, mas você terá o cartão bloqueado. Essa exigência é para evitar que novas compras sejam feitas de forma fraudulenta. Depois que seu cartão for cancelado, uma nova fatura será gerada sem a cobrança indevida.
Leia também: Cartão de crédito para negativado: conheça as melhores opções
O que é estorno e o que é cancelamento?
Todo estorno é um cancelamento, mas nem todo cancelamento é um estorno. Ou seja, de todos os cancelamentos que acontecem, alguns envolvem estorno, outros não.
Domine a arte de investir!
Use nosso simulador e planeje suas decisões financeiras.
Cancelamento
O cancelamento por parte da operadora é feito no mesmo dia em que a compra é cancelada. O limite do cartão normalmente é reestabelecido em até três dias. Um cancelamento muitas vezes nem aparece na fatura, porque é um procedimento relativamente rápido.
Estorno
O estorno tecnicamente é a devolução de um valor que já foi pago. Esse valor foi validado pelo lugar onde você passou o cartão e lançado na sua fatura.
Isso significa que na prática o pagamento foi confirmado. Mas vale lembrar que o pagamento ter sido confirmado não significa que você pagou a fatura. Apenas quer dizer que a sua operadora encaminhou o pagamento para o estabelecimento.
A maioria dos pedidos de estorno acontecem em compras online. Ou quando o pedido não chega, ou quando chega com algum defeito. Nesses casos, como já falamos, o estorno deve ser solicitado em no máximo 7 dias depois da entrega do produto.
O estorno é um procedimento mais demorado, podendo demorar até duas faturas para ser realizado.
Leia também: 5 vantagens de ter cartão de crédito e dicas para aproveitar!
Entendeu o que é estornar?
Esperamos que você tenha entendido o que é estornar. Quando precisar de um procedimento de estorno, você já tem uma ideia de como fazer. Caso você conheça alguém que poderia querer saber o que é estornar, compartilhe esse artigo!
E para seguir bem informado sobre pagamentos, finanças e cartões, contine acompanhando o blog Meu Cartão de Crédito.