O que é cash management? Conheça mais sobre esse serviço

Atualmente a tecnologia alcança praticamente todas as esferas da nossa vida. Seja no social, seja no profissional, sempre existe uma ferramenta dedicada a otimizar as nossas tarefas. Por isso, se você tem ou trabalha em uma empresa de médio ou grande porte, entender o que é o Cash Management pode dar um impulso na rotina do seu escritório.

De maneira geral, trata-se de uma ferramenta destinada à gestão das finanças do negócio. Portanto, ativos, passivos, circuitos dos fluxos de dinheiro poderão ser analisados de maneira aprimorada. Porém, ele também vai um pouco além das simples questões de análise, facilitando o dia a dia como um todo.

O Cash Management entrega a seus clientes a possibilidade de integração entre canais da empresa. Assim, é possível realizar, por exemplo, transações bancárias como DOC e TED dentro da própria solução, pela integração com o internet banking. Mas, essa não é a única.

Em gestões mais eficientes, o grande volume de dados e de tarefas realizadas em setores de administração financeira demanda alternativas inovadoras. Por isso, ele também se encarregará de integrar API, cada vez mais presente em empreendimentos. Além disso, vai oportunizar a troca de arquivos, facilitando a contato e a distribuição de documentos para clientes. E isso é só o começo.

Leia mais: Máquina de cartão de crédito para autônomo: veja como solicitar!

O Cash Management

Para entender o que é Cash Management, é preciso pensar uma lógica de um departamento financeiro de uma empresa. Nele inovação e competitividade podem ser diferenciais para otimizar a rotina do setor, minimizando riscos e aumentando a previsibilidade das entradas e saídas. O Cash Management é uma solução dedicada a otimizar tais tarefas.

Com ele a gestão de fluxo de caixa proporciona processos financeiros ágeis e integrados. Isso, porque há uma integração entre diversos serviços que tradicionalmente atuam em diferentes lugares. Por exemplo, o internet banking, uma tabela de pagamentos, uma outra de recebimentos, movimentações em geral, etc.

O Cash Management significa a centralização dessas diversas rotinas numa única plataforma. A partir dela é possível analisar os circuitos de fluxo de dinheiro da empresa, analisar os meios de cobrança e pagamento utilizados nesses circuitos, administrar saldos, ativos e passivos, além de planejar liquidez e endividamento.

Para além disso, é possível ultrapassar uma simples gestão de tesouraria, fazendo também gestão de vendas e cobranças. Assim, planejar uma relação futura com o mercado se torna mais simples.

Para quem é o Cash Management

O Cash Management é ideal para empresas de médio e grande porte que vendem produtos ou serviços para outras empresas. Isso, pois nelas há um volume grande de dados a ser gerenciado. Nesse caso, ferramentas desse tipo facilitam a rotina dos setores financeiros justamente por unificarem diversas tarefas num único lugar. E, claro, darem a elas a facilidade de uma ferramenta inovadora mas que não perde seu aspecto de simplificação.

O que tem de diferencial

O principal diferencial é bastante objetivo: a otimização dos resultados financeiros da sua gestão de tesouraria da empresa. Porém, é preciso que você entenda também algumas das facilidades envolvidas no conceito de Cash Management entregue por algumas empresas.

  • Integração: é possível unificar rotinas de Internet Banking, API e troca de arquivos;
  • Monitorar circuitos de fluxo de dinheiro: o cliente pode monitorar o fluxo financeiro a partir de um olhar mais amplo, com maior número de dados;
  • Pagamentos: entre as principais possibilidades, é possível pagar boletos, contas de consumo ou tributos, enviar DOC ou TED, além de monitorar essas movimentações sempre que quiser;
  • Cobrança: a gestão e a conciliação de recebíveis pode ser facilitada. A partir do upload ou download de arquivos, com regras criadas, é possível receber notificações, emitir boletos e enviá-los aos clientes. Além disso, em alguns casos é possível personalizar os boletos com a identidade, o logotipo e as cores da própria empresa;
  • Régua de cobrança: realizar a emissão de faturas com código de barras também é uma alternativa, o que facilita o pagamento pelo cliente e potencializa os resultados financeiros da empresa.

Quem oferece o serviço de Cash Management

Atualmente muitas empresas contam com essa opção entre os serviços do seu portfólio, porém uma que se destaca é o Banco BV, justamente por ter um dos conjuntos mais completos para o cliente. Nele a centralização das rotinas financeiras pode alcançar um volume muito grande de dados e entradas.

Além disso, o Banco entrega a gestão de contas variadas de uma mesma empresa permitindo sua consulta com agilidade e eficiência. E, claro, a periodicidade é determinada no momento da análise.

Contudo, o que importa: os custos dessa oferta são bastante atraentes em relação a outras instituições financeiras, o que faz valer a pena compará-lo antes de contratar um Cash Management para seu negócio.

Quer dar uma olhada em tudo o que o Cash Management pode fazer por você? Confira aqui!

Leia também: Cartão de Crédito para Empresas: veja como escolher e solicitar um!

Se você gostou do nosso conteúdo, então continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito. Criamos conteúdo para te ajudar a fazer as melhores escolhas possíveis em prol da sua saúde financeira.

Layout

Domine a arte de investir!

Use nosso simulador e planeje suas decisões financeiras.

Logo MCC 400 branco
Logo vertical branco

FAÇA SEU
DINHEIRO RENDER

Conheça o simulador de investimento do Meu Portal Financeiro.

Acesse e explore gratuitamente diferentes cenários de investimentos.

preloader