Bancos e fintechs têm se dedicado a distribuir crédito em prol de angariar novos clientes. Para que esse objetivo seja alcançado, eles também inovam nas vantagens oferecidas. Programas de pontos, lojas de produtos dentro dos próprios aplicativos e comércios parceiros são alguns exemplos do tipo. Por meio deles, o usuário pode ganhar dinheiro com o cartão de crédito, desde que saiba usá-lo da melhor maneira possível.
Na hora de escolher o seu, é bom levar em consideração alguns aspectos a fim de maximizar os benefícios a serem recebidos. Cartões livres de anuidade fazem com que qualquer gasto mensal possa ser vantajoso em programas de pontos. Se houver anuidade, é importante considerar esse valor e dimensionar o gasto mensal, para verificar se o fixo é superado pelos pontos (em reais).
Programas de milhas também entram nessa matemática. Assim, passagens e estadias (disponível em algumas plataformas) não precisam ser compradas, mas adquiridas com pontos acumulados.
Um exemplo cada vez mais comum é o cashback. Este tipo de vantagem já está presente em diversos portfólios de opepradoras financeiras e vem sendo cada vez mais utilizado por consumidores de todos os segmentos. Nele, o cliente recebe parte do valor da compra de volta em dinheiro ou descontos na fatura do cartão de crédito. Ou seja, uma economia imediata.
Quer ver as melhores formas de ganhar dinheiro com o seu cartão de crédito? Então, veja nossa lista!
Leia também: Cartão Nubank tem cashback? Entenda aqui!
Formas de ganhar dinheiro com o cartão de crédito
1. Usar o limite do cartão em carteiras digitais
Algumas carteiras digitais permitem depósitos e cobranças por meio do pagamento de boletos. Nesse caso, para quem faz uso constante ao longo do mês do crédito, porém queira sacar o dinheiro do limite, é possível realizar esse tipo de operação e se valer dele em saques diretos. Vale notar, porém, que se trata de uma simples transferência do débito, pois a fatura do cartão aumentará ao final do mês.
2. Cashback nas compras
Entre as principais vantagens que algumas operadoras vêm oferecendo aos clientes, o cashback nas compras se tornou um queridinho entre os brasileiros. Nele, parte do valor das compras realizadas com cartão de crédito volta imediata ou posteriormente, a depender do banco, mas é certeza de economia.
Entre os mais famosos, o cartão de crédito PicPay se destaca. Além disso, usando seu aplicativo em postos de gasolina selecionados é possível obter desconto no valor do abastecimento. Com um sistema um pouco diferente, o cartão de crédito Nubank também é uma opção, permitindo ao cliente “deletar” compras da fatura.
Se você quiser conhecer outros cartões que garantem cashback, veja uma lista que preparamos.
3. Programa de pontos do seu banco
A ideia das operadoras é sempre fazer com que o cliente use o seu cartão de crédito. Por isso, os programas de pontos (ou de fidelidade) geralmente contam com sistemas de acúmulo de pontos para todas as compras realizadas a crédito. A forma de usá-los, porém, pode divergir, então é preciso descobrir aquele que mais se enquadra no seu perfil de consumo.
Entenda como funcionam alguns dos principais programas desse tipo:
Cartão Nubank
O Nubank Rewards permite ao cliente apagar compras da fatura do cartão de crédito. Uma vantagem é que se pode fazer a qualquer momento, basta acessar o app e deletá-las. Outra, que os pontos nunca expiram. Porém, participar do programa tem um custo mensal, então é preciso usar a calculadora para descobrir se se cobrirá esse valor com os pontos.
Cartão C6
O Programa Átomos também tem pontos que nunca expiram, e também conta com um custo mensal para a melhor métrica de acúmulo de pontos. Mas, um fato legal é que o app C6 contam com uma loja própria, em que o cliente pode comprar produtos variados usando esses pontos, inclusive eletrônicos.
4. Programas de milhagem
Os programas de fidelidade geralmente também contabilizam milhas para viajar. Assim, é possível ganhar dinheiro com o cartão de crédito evitando ter que pagar por uma compra relativamente cara para os padrões nacionais.
Nesse caso, as principais etiquetas que fazem esse tipo de oferta são Multiplus, Smiles, Amigos e Azul, já sólidas no mercado. Porém, também existem plataformas como a 123 Milhas que permitem transações com milhas numa jogada bem inteligente: você pode vender suas milhas por lá para que outra pessoa as use antes de elas expirarem.
Alguns bancos permitem que os pontos dos programas de pontos sejam convertidos em milhas diretamente. Outros permitem a transferência direta para Programas de Milhas das companhias aéreas. Vale a pena conferir o seu!
Domine a arte de investir!
Use nosso simulador e planeje suas decisões financeiras.
5. Lojas dentro dos próprios apps
Algumas operadoras de crédito contam com suas próprias stores, ou seja, lojas. Caso famoso é a C6 Store, dentro do próprio aplicativo do banco. Nele, o cliente pode trocar seus pontos Átomos por produtos (muitas vezes beeem caros) sem pagar nada. Às vezes, completando a diferença. Por isso, é bom fuçar no aplicativo do seu banco e ver se essa opção não está disponível. Inclusive opções mais tradicionais, como o Banco do Brasil, contam com essa alternativa de aquisição de bens. É preciso procurar!
6. Lojas parceiras
Muitas operadoras contam com lojas parceiras entre as vantagens oferecidas. Ou seja, onde você compra com desconto qualquer que seja o produto adquirido. Às vezes, em listas preparadas pelos parceiros. Vale a pena conferir a lista do seu banco, pois atualmente quase todos contam com uma.
Para ganhar dinheiro com o cartão de crédito
Se você deseja ganhar dinheiro com o cartão de crédito, é preciso adotar algumas estratégias, qualquer que seja a sua escolha na lista acima.
- Concentre seus gastos no cartão de crédito, porém não ultrapasse o seu teto de gastos mensais que seriam realizados no débito;
- Não deixe sua fatura atrasar, sob pena de usar do rotativo e decrescer significativamente a vantagem acumulada ao longo do período;
- Reduza o número de cartões de crédito, pois quanto maior o uso de um deles, maior será o seu limite. Além disso, você elimina as múltiplas cobranças pelos programas de fidelidade, maximizando suas vantagens.
- Tente sempre não parcelar a fatura. Porém, em caso de atraso, faça imediatamente o parcelamento, pois atrasá-la integralmente é mais custoso em termos de juros do que negociar o parcelamento a juros menores.
Leia também: Como funciona o cashback do PicPay? Veja como usar!
Se você gostou do nosso conteúdo, então continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito. Criamos conteúdo para te ajudar a fazer as melhores escolhas possíveis em prol da sua saúde financeira.