Como saber se meu cartão é de crédito ou débito? Entenda!

como saber se meu cartão é de credito ou debito

O cartão é uma mão na roda para lidarmos com nosso dinheiro no dia a dia. Ainda assim, ao recebermos a ferramenta, esquecemos de que forma ela deve ser utilizada. Já pensou fazer uma compra, informar como pagar e sair tudo errado? É meio vergonhoso, não? Por isso vamos responder a pergunta: como saber se meu cartão é de crédito ou débito?

Para isso, você vai entender como cada banco identifica a ferramenta e como pode evitar confusões no futuro. No geral, as agências delimitam como funciona o cartão, então fique de olho ao abrir uma conta bancária. Além disso, é preciso entender a diferença das duas modalidades e qual os momentos indicados para cada uma.

Ao saber diferenciar, sua vida financeira ficará mais organizada. Quer saber se seu cartão é de crédito ou débito? Continue lendo o texto e fique por dentro de tudo.

Vamos lá?

Leia mais: Cartão de crédito com aprovação imediata online: Veja as 10 melhores opções

Qual a diferença entre crédito e débito no cartão?

O cartão de débito está ligado à sua conta corrente, ou seja, depende da quantidade de dinheiro depositado. Com ele, você pode fazer compras online ou presenciais sem precisar utilizar dinheiro vivo.

Basta que o estabelecimento aceite cartão e você pode efetuar uma compra. Após confirmado o pagamento, o valor será descontado automaticamente.

Uma das vantagens é o controle financeiro maior que ele oferece. Como o valor é debitado automaticamente, você não corre o risco de esquecer da compra e precisar pagar por ela depois.

E como funciona o crédito?

No caso do crédito, não é necessário, obrigatoriamente, possuir conta corrente. O acesso à ferramenta depende da análise de quem oferece o cartão, juntamente com uma avaliação da Serasa. A partir disso, os órgãos estabelecem um valor limite, que depende de questões como média salarial e contas pagas em dia.

Com isso, você gasta uma quantidade pré-definida e paga depois de fazer a compra. Por exemplo, ao ir à uma loja, escolhe a função crédito para pagar o produto escolhido. O valor da aquisição só será cobrado um tempo depois, quando vencer a próxima fatura.

Outra vantagem é a compra de produtos de forma parcelada. Aliás, é possível ter descontos por realizar esse tipo de pagamento, dependendo da ocasião.

Como saber se meu cartão é de crédito ou débito?

Cada agência bancária tem uma determinação própria, mas existem algumas informações gerais que podem te ajudar logo de cara:

  1. Observe o cartão: geralmente no próprio cartão há indicativos da modalidade. Se não tiver nada escrito na frente, pode significar que é somente crédito;
  2. O cartão tem código de segurança?: se a ferramenta funciona como crédito, você conseguirá ver o código de segurança, os três números utilizados para confirmar uma compra digital.

Se mesmo com essas dicas você ainda não tem certeza, separamos as orientações de cada banco.

Bradesco

No caso do banco Bradesco, a função débito vem com o cartão que você recebe ao fazer a conta. Para ter o modo crédito, precisa ir à uma agência ou entrar no App do Bradesco e realizar a solicitação. Após isso, o banco analisa se pode conceder a modalidade e qual será o limite.

Com a ferramenta, você realiza compras com a mesma senha do débito e pode parcelar em até 12x. Porém, o cartão demanda cobrança de uma tarifa mensal.

Como o crédito só é liberado se você solicitar, provavelmente não vai ter confusão. Ainda assim, no App é possível observar como seu cartão pode ser usado.

Banco do Brasil

O cartão Ourocard, principal do Banco do Brasil, já funciona no débito para quem possui uma conta no banco. Para ter acesso ao crédito, precisa solicitar liberação, assim como em outras agências.

Layout

Domine a arte de investir!

Use nosso simulador e planeje suas decisões financeiras.

Porém, existe a opção de ter um cartão de crédito sem conta no Banco do Brasil. Para isso, você deve mandar ao banco informações e documentos. Após uma análise criteriosa, ele libera um cartão, o qual funciona apenas no crédito.

Santander

O Santander não é diferente dos anteriores. Porém, a opção apenas para crédito vem com o Cartão SX, o qual não exige conta na agência e não cobra anuidade.

Diferente daqueles com modo débito, você passa por uma análise e só é aprovado caso tenha renda mínima mensal de R$ 500, caso não seja cliente Santander.

Nubank

Com o Nubank, o caminho é inverso. Originalmente, o banco liberava um cartão para uso apenas no crédito, sendo liberada a opção em débito no ano de 2018. Ou seja, para ter a segunda alternativa, você deve avisar o banco.

Existem duas possibilidades para contar com o débito:

  • Se você já tem uma NuConta, deve se cadastrar e esperar a aprovação para a modalidade;
  • Caso tenha um cartão Nu, mas não possua a conta, precisa abrir uma e depois se cadastrar.

Assim, saber se o seu cartão é crédito ou débito do NuBank é bem simples: você já tinha o crédito e só pode contar com o débito se solicitar.

Pagbank

O Pagbank oferece a possibilidade de um cartão pré-pago, ou seja, você precisa fazer recargas para comprar o que precisa. Dessa forma, ao fazer uma compra, você sempre vai utilizar o modo crédito. Isso ajuda a evitar confusões, não é?

Banco Pan

O Pan atua na mesma modalidade do Banco do Brasil e Bradesco, apesar de ser um banco digital. Após fazer a conta, você recebe o cartão para compras em débito e precisa ser aprovado para usar o crédito. Se você tiver dúvidas, acesse o App da agência e entre na aba “Cartões”. Lá estará indicado qual função você pode usar.

Layout

Saiba agora o preço do seu imóvel!

Acesse agora o nosso simulador de financiamento imobiliário gratuito.

Já consegue identificar se seu cartão é de crédito ou débito?

No fim, depende muito de como você fez sua conta ou pediu o cartão para saber se o seu cartão é de crédito ou débito. Apesar disso, se ainda tiver dúvidas, entre em contato com seu banco.

Continue acompanhado o blog Meu Cartão de Crédito e fique atento às novidades.

Logo MCC 400 branco
Logo vertical branco

FAÇA SEU
DINHEIRO RENDER

Conheça o simulador de investimento do Meu Portal Financeiro.

Acesse e explore gratuitamente diferentes cenários de investimentos.

preloader