Hoje em dia podemos fazer diversas tarefas de forma online como pagamentos, transferir dinheiro e ainda comprar diversos itens pela internet. Uma das vantagens de fazer compras online, é a segurança que esta funcionalidade traz, pois dificulta as chances de clonagens entre outros golpes. Então, para entender como fazer um cartão virtual, vamos te mostrar todo o passo a passo entre outras dicas que podem te ajudar no momento da compra.
Leia também: Cartão virtual BTG+: entenda para que serve e como funciona
Qual a diferença entre um cartão virtual e um cartão físico?
Basicamente o cartão virtual funciona como uma extensão da versão física. Mas a principal diferença entre os dois, é que com a modalidade virtual você pode apenas fazer compras online.
Além disso, ele possui um número diferente do cartão físico. E na maioria das vezes, os cartões virtuais podem ser usados apenas uma vez.
Isso porque os os cartões digitais são descartáveis, por conta de sua numeração e validade temporária. Diferente do cartão físico que possui uma numeração fixa e pode ser usado diversas vezes.
Com os cartões físicos, você realiza compras especialmente em estabelecimentos físicos, no entanto, também pode ser usado em alguns casos de forma virtual.
O que você precisa saber antes de fazer um cartão virtual
Um cartão virtual pode proporcionar muitas facilidades para fazer compras. Mas antes de já fazer o seu, veja algumas das principais informações que você precisa saber.
Quais as vantagens?
Além da praticidade, você conta com outras vantagens ao utilizar um cartão virtual. Como por exemplo, a fatura das compras feitas vem junto com seu cartão físico. Isso facilita bastante no momento do pagamento, pois não é preciso se preocupar com faturas diferentes.
Algumas outras vantagens que você encontra ao utilizar o cartão virtual são:
- Possibilidade de escolher o limite do cartão de acordo com a compra que será feita;
- Não possui taxa de manutenção;
- Maior segurança durante as compras por conter números temporários que somem após a utilização.;
- Mais flexibilidade para comprar online.
E as desvantagens?
Comprar com esta modalidade traz diversos benefícios, mas será que ela é boa pra todo mundo? Mesmo que a tecnologia já faça parte da vida da maioria das pessoas, ainda existe quem prefira as formas tradicionais de lidar com o dinheiro.
Neste sentido, quem prefere lidar com bancos e cartões físicos, talvez não consiga achar muita vantagem em fazer compras online.
Além disso, outra característica que pode ser lida como uma desvantagem, é que ele só pode ser utilizado em compras pela internet.
O que posso fazer
Com o cartão virtual você pode fazer diversas compras online, além de fazer assinaturas e cadastros como:
- Cadastro em aplicativos;
- Cadastro em sites;
- Assinatura de serviços digitais;
- Compras por e-commerce;
- Compras em lojas online.
Quanto tempo duram os dados de um cartão virtual?
Para cada compra feita um cartão é gerado, e ao realizar outras compras, novas versões são geradas. O tempo disponível dos dados de cada cartão varia de banco para banco.
Como fazer um cartão virtual?
Se você se interessou ainda mais pelo cartão virtual e quer saber como fazer para já começar a usar, saiba que este procedimento é bem simples.
Primeiro passo é conferir se o seu banco disponibiliza essa opção. E caso ele ofereça, você pode emitir um cartão a qualquer momento sempre que precisar. Isso porque, como já mencionamos, sua validade tem um tempo limitado e serve para realizar apenas uma compra.
E você não precisa pagar nenhum custo adicional para emitir o cartão virtual, que pode ser feito através do app do seu banco ou internet banking.
Domine a arte de investir!
Use nosso simulador e planeje suas decisões financeiras.
Mas vale destacar que para isso é necessário já ter o cartão físico. Feito a solicitação, o banco envia um cartão virtual com o novo número, data de validade e CVV para já começar a usar.
Conheça alguns cartões virtuais
Depois de conhecer um pouco mais sobre essa modalidade e como ele funciona, chegou a hora de conhecer algumas fintechs e bancos que disponibilizam essa funcionalidade. Veja como fazer o seu:
Nubank
O Nubank é uma fintech que oferece diversos serviços. A grande vantagem, é que agora você pode ter mais de um cartão. Veja como criar o seu:
- Para solicitar, basta entrar no app e na tela inicial clicar em “Meus Cartões”;
- Em seguida selecione a opção “Criar cartão virtual”;
- O próximo passo é dar um nome ao cartão;
- E por fim, clique em “Criar cartão virtual”.
BMG
Assim que você abrir sua conta no banco digital BG, já é possível gerar o seu cartão virtual. Dessa forma, não é necessário esperar o cartão físico chegar para começar a fazer compras. Mas não se esqueça que ele serve apenas para compras online.
Veja o passo a passo para ter o seu cartão virtual BMG:
- A primeira coisa a se fazer é abrir uma conta no banco;
- E então, basta acessar sua conta no app e clicar na opção “Cartões”;
- Em seguida, selecionar o menu “Cartão Virtual”;
- Por fim, clicar em “Gerar cartão virtual”;
- Feito isso, agora é possível confirmar a operação digitando a senha ou inserindo a biometria.
Caixa
O cartão virtual da caixa é destinado gratuitamente a clientes dos cartões de crédito Caixa para pessoa física e pessoa jurídica.
E é possível gerar o seu no aplicativo Caixa e estabelecer um limite, que pode ser alterado a qualquer momento. E vale lembrar que é possível gerar simultaneamente até 3 cartões. Veja como gerar o seu:
- Para contratar basta acessar o app Cartões CAIXA e clicar na aba “virtual” localizado na parte inferior da tela;
- Em seguida, basta fazer a solicitação.
O cartão de crédito virtual é mais seguro?
De um modo geral, a modalidade virtual acaba sendo mais seguro que o físico. Isso porque, o número do cartão muda a cada compra, o que evita fraudes e clonagens.
Saiba agora o preço do seu imóvel!
Acesse agora o nosso simulador de financiamento imobiliário gratuito.
Além disso, você não precisa escolher entre um dos dois, você pode ter as duas modalidades e usá-los para funcionalidades diferentes.
São diversos os bancos e fintechs que já aderiram a esta modalidade como: Itaú, Banco Original, Banco do Brasil, BMG, Santander, entre outros.
E agora que você já sabe as vantagens de usar um cartão virtual, já pode fazer o seu para começar a usar.
E para conhecer mais opções de bancos e cartões de crédito, continue no blog Meu Cartão de Crédito!