Como cancelar uma compra no cartão de crédito? Veja as opções!

como cancelar uma compra no cartão de crédito

O acesso ao crédito é uma das coisas que se tornou mais fácil com o passar do tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebemos a popularização dos cartões de crédito no país.

Hoje, no Brasil, existem mais de 120 milhões de cartões de crédito ativos. Isso significa que, em média, uma a cada duas pessoas tem um cartão. Enquanto fazer os pagamentos é uma atividade corriqueira, uma dúvida ainda intriga muita gente. Será que tem como cancelar uma compra no cartão de crédito?

O cancelamento de uma compra é, de fato, uma possibilidade viável em alguns casos. Quer saber quais são estas situações?

Então continue lendo este artigo.  Vamos explicar como cancelar uma compra no cartão de crédito e também falar sobre direitos do consumidor.

Leia também: Como funciona o cartão de crédito? Entenda tudo e saiba usar!

Como cancelar uma compra no cartão de crédito?

Ao contrário do que muita gente pensa, o cancelamento é um procedimento fácil.

Tanto é que ele acontece com mais frequência do que a maioria das pessoas imagina. Ou seja, vários consumidores já sabem como cancelar uma compra no cartão de crédito.

Primeiramente, é preciso entender em quais circunstâncias um cancelamento pode acontecer.

6 motivos para cancelar uma compra no cartão

Existem diversos motivos para cancelar uma compra feita no cartão. Acompanhe a seguir.

1. Desistência de compra pela internet

A desistência de uma compra feita através da internet também é conhecida como direito de arrependimento. Não é necessário ter uma justificativa para desistir de uma compra, você pode simplesmente se arrepender.

O prazo para essa desistência é de 7 dias contando a partir do recebimento do produto. A responsabilidade pelo estorno é de quem fez a venda.

2. Erro na cobrança presencial

Se, por acaso o valor cobrado por uma compra for errado, você pode solicitar o cancelamento.

Esse pedido deve ser feito ao estabelecimento, que será responsável por fazer o estorno. Depois disso, o mesmo estabelecimento pode fazer uma nova cobrança no valor certo.

Caso não seja possível entrar em acordo, você pode solicitar o cancelamento diretamente com a operadora do cartão.

3.Erro na cobrança pela internet

Também é possível cancelar o pagamento de uma cobrança equivocada feita pela internet. Assim como no erro presencial, o erro online também pode ser corrigido por uma fatura no valor certo.

Esse tipo de situação pode acontecer tanto em compras quanto em assinaturas ou serviços.

4. Erro no prazo

Além de casos com atraso na entrega, também é possível cancelar compras que nunca chegaram. Da mesma maneira, serviços que nunca foram prestados ou concluídos também podem ser cancelados.

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5. Compra desconhecida

A compra desconhecida é quando você olha na fatura e tem certeza que não comprou determinado item. Nesse caso, você pode, sim, cancelar a compra.

6. Compra duplicada

Por último, mas não menos importante, temos a compra duplicada. Ela acontece quando você confere a fatura e descobre que algum gasto aparece duas vezes. Para resolver isso, basta entrar em contato com a operadora e solicitar o cancelamento de uma das cobranças.

Compra parcelada e facilidade de pagamento

A compra parcelada é uma boa alternativa para facilitar pagamentos.

Mesmo assim, algumas vezes as compras parceladas enfrentam algum tipo de problema. Nesses casos, mesmo que algumas parcelas estejam quitadas e outras não, é possível realizar o cancelamento.

Quando isso acontece, o valor recebido com o estorno é referente apenas às parcelas pagas.

Como o estorno é pago neste caso

A devolução do valor estornado acontece invariavelmente na forma de crédito em alguma fatura do seu cartão.

Caso a fatura da compra cancelada já tenha sido paga, esse crédito é usado para abater gastos posteriores.

Cancelar uma compra no cartão de crédito é fácil

O cancelamento de um cartão de crédito normalmente é um processo fácil.

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A primeira dica é tentar o contato direto com a empresa onde você fez o pagamento com o cartão. Independente de ter sido uma compra ou um serviço, esse é o caminho mais fácil. Se a empresa concordar com a sua solicitação, eles mesmos realizam o estorno de forma rápida e prática.

Se a empresa que recebeu o seu pagamento não concordar com a sua solicitação, é preciso tentar de outra maneira.

Nesse caso, a melhor ideia é entrar em contato com a instituição financeira e explicar a situação. Para isso, basta telefonar para o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) do seu banco e explicar a situação.

Vale lembrar que, no segundo caso, a instituição financeira solicitará alguns documentos do cliente para cancelar a compra.

Código de Defesa do Consumidor

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é um conjunto de normas elaborado para defender direitos dos consumidores brasileiros. Entre outras coisas, o CDC define responsabilidades na relação entre consumidores e fornecedores.

É o código que determina, por exemplo, os padrões, os prazos e as penalidades referentes a esse assunto.

É possível consultar as regras e condições que definem os parâmetros para o cancelamento de compras no cartão. O Governo Federal tem um Portal exclusivo para a defesa do consumidor.

Leia também: Como usar o cartão de crédito a seu favor e ter muitos benefícios?

Esperamos que você tenha gostado de saber como cancelar uma compra no cartão de crédito.

Para mais dicas e informações sobre crédito e pagamentos, continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito.

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