O período universitário costuma trazer muitas mudanças para as pessoas. Lembranças maravilhosas dividem espaço com outras nem tão boas. As maravilhas da juventude contrastam com a tradicional dificuldade financeiras que tantos jovens enfrentam. É aí que entra o tema desse artigo: o cartão universitário.
Em outras palavras, é um tipo de serviço financeiro que pode ser de grande valor para o estudante nessa fase da vida. Há muitas vantagens, como a possibilidade de parlamento de compras e a facilidade de uso em vários estabelecimentos. Inclusive, com aprovação imediata online.
Neste post vamos dar todos os detalhes sobre o cartão universitário e como contratar um.
Leia também: Cartão de crédito para menor de idade: saiba como conseguir
Mudanças na vida do universitário
O ingresso em uma instituição de ensino superior normalmente é um marco na vida das pessoas. Para a maioria dos jovens, esse é um momento de transição. É como se a entrada na universidade fosse o começo da vida adulta. O processo de amadurecimento pode ser notado em vários aspectos da vida, e no financeiro não seria diferente. E é exatamente nesse momento que os jovens passam a cogitar a ideia de ter um cartão universitário.
O cartão universitário representa o começo de um fluxo financeiro mais intenso na vida do jovem. É aproximadamente na mesma época que abre uma conta universitária que o jovem começa a ter contas para pagar. Naturalmente, é mais ou menos nesse período que os jovens conseguem seus primeiros empregos.
Os primeiros boletos podem ser de roupas, de celular, de aluguel ou a prestação de um carro, tanto faz. O importante é que o cartão universitário tem um papel crucial nesse momento de novas responsabilidades com o controle financeiro.
A conta universitária
Praticamente todo banco tem um tipo de conta com foco nos estudantes universitários. Além disso, eles adoram prospectar jovens universitários para conseguir atraí-los para o banco.
Isso acontece porque jovens universitários são ótimos clientes. Entender isso não é difícil. Primeiro, os jovens estão investindo em si mesmos. Normalmente pessoas com ensino superior conseguem salários melhores. Isso faz os bancos perceberem nos universitários um fluxo financeiro interessante.
Outro detalhe importante é a fidelização. Se os bancos conquistarem esses jovens com seus planos, serviços e aplicativos, aumentam as chances dos jovens continuarem com a conta no mesmo banco no futuro.
As contas universitárias normalmente não cobram anuidade dos clientes. Taxas e tarifas relacionadas a serviços também costumam ser mais baratas nessa categoria. Nem sempre é obrigatório ter uma conta universitária para fazer a solicitação do cartão. Mas normalmente o fato de ter uma conta aberta aumenta as chances de aprovação e até de maior crédito liberado.
O cartão universitário
Boa parte dos cartões universitários oferece vantagens que os cartões de crédito convencionais não oferecem. Confira as principais delas abaixo.
Vantagens do cartão universitário
Confira agora uma lista com as principais vantagens que os cartões universitários costumam oferecer:
- Tarifas mais baixas;
- Não tem anuidade;
- Pacotes de serviços mais vantajosos;
- Isenção de algumas taxas;
- Não exigem comprovação de renda;
- Cartão na função crédito e débito;
- Não precisa abrir conta junto.
Nem sempre todos os bancos que oferecem cartão universitário contam com todas essas vantagens juntas. Pesquise e confirme antes de solicitar seu cartão.
Vale mencionar um detalhe que não diz respeito à solicitação do cartão e nem ao seu uso: programa de pontuação. Alguns bancos oferecem esse tipo de benefício como incentivo para que o cliente use o cartão. As vantagens variam em cada banco, mas podem incluir descontos em shows, eventos, cinemas, teatros e até em viagens.
Documentação
Quando for abrir a sua conta ou solicitar seu cartão, é bom ter em mãos alguns documentos:
- Nome completo;
- Comprovante de matrícula;
- Data de nascimento;
- Número de telefone;
- Endereço completo (com comprovante);
- Número do RG;
- Número do CPF;
- Renda mensal*.
A renda mensal nem sempre é cobrada. Mas quem tem como comprovar, normalmente consegue limites maiores.
Domine a arte de investir!
Use nosso simulador e planeje suas decisões financeiras.
Atenção!
Ter um cartão de crédito em mãos pode dar uma sensação de poder. Se o jovem não tiver uma educação financeira razoável, isso pode acabar sendo um problema. Muitos jovens ainda dependem dos pais e tem pouca ou nenhuma renda.
Não é incomum que o limite do cartão seja maior o que o valor que os jovens recebem nos estágios. É preciso responsabilidade e sabedoria para não entrar na vida adulta com dívidas e preocupação com score baixo, por exemplo.
Leia também: Score mínimo para cartão de crédito: como conseguir?
Contas e cartões universitários
A seguir a lista com algumas opções de cartões e bancos com contas universitárias.
- BB Jovem;
- Bradesco Universitário;
- Caixa Universitário;
- Itaú Universitário;
- Ourocard Universitário;
- Santander Play.
Muitas dessas contas e cartões oferecidos aos universitários contam com benefícios parecidos com outros tipos de cartão: os digitais.
Cartões e bancos digitais
Bancos e cartões digitais estão se popularizando cada vez mais pelo Brasil. Entre as novidades que eles trazem estão a ausência de cobranças e a praticidade da internet e dos aplicativos.
Hoje em dia não é mais necessário ser universitário para conseguir uma conta ou um cartão sem tarifas. Vários bancos digitais oferecem seus cartões digitais sem nenhum tipo de cobrança extra. Além de não pagar pela anuidade, é possível também fazer transferências, consultas e saques sem limites, dependendo do banco.
Confira algumas opções de bancos digitais que merecem ser observados com atenção:
Saiba agora o preço do seu imóvel!
Acesse agora o nosso simulador de financiamento imobiliário gratuito.
- Agibank;
- C6;
- Inter;
- Neon;
- Next;
- Nubank;
- Original.
Escolheu seu cartão universitário?
Esperamos que você tenha conseguido escolher um bom cartão universitário.
Se você conhece algum estudante que pode ter interesse em abrir uma conta ou solicitar um cartão, compartilhe esse artigo! E para seguir bem informado sobre finanças e cartões de créditos, continue acompanhando o blog do Meu Cartão de Crédito.