Você sabe como cancelar uma compra no cartão de crédito? Acredite, é possível realizar o processo e existem muitas razões para apelar a isso. Afinal, ninguém está livre de um arrependimento ou mesmo de uma fraude devido ao roubo de cartão, por exemplo.
Ainda assim, o usuário do cartão de crédito precisa ter ciência de alguns detalhes importantes. Isso porque o cancelamento da compra depende do cenário em questão: o cartão foi roubado, o produto veio com defeito ou você simplesmente se arrependeu? Cada caso é um caso.
Mesmo assim, podemos adiantar que existe uma boa chance de conseguir o dinheiro de volta. De qualquer forma, continue lendo o nosso guia e entenda como cancelar compra no cartão de crédito.
Leia também: Como cancelar cartão de crédito? Entenda!
É possível cancelar uma compra no cartão de crédito?
Claro que sim! É perfeitamente viável cancelar a compra e isso pode ocorrer em várias situações. O importante é lembrar de seguir as orientações e regras estabelecidas tanto pela lei, quanto pela operadora de cartão e loja.
Na maioria das vezes, o que acontece ao solicitarmos o cancelamento é o chamado chargeback. O termo em inglês significa “cobrança de volta” e geralmente ocorre quando o cliente não reconhece uma compra ou o serviço/produto não condiz com o contratado/adquirido.
Qual o prazo?
Tudo depende do porquê do cancelamento. Se foi por arrependimento, o cliente pode solicitar em até 7 dias, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Passado esse prazo, perde-se o direito, obviamente.
Se o produto vier com defeito, o consumidor pode solicitar em até 30 dias para itens não duráveis e 90 para duráveis. Agora, se houver algum tipo de fraude ou uso indevido do cartão por terceiros, a contestação pode ser feita em cerca de 45 dias.
O que acontece se eu contestar uma compra no cartão de crédito?
Um dos cenários possíveis é a troca do produto em questão ou mesmo o estorno do valor. Aí, o montante total gasto aparecerá na sua conta, para debitar totalmente o valor e abater o prejuízo em questão.
Cenários onde posso cancelar a compra
Confira cada um dos casos onde você pode solicitar a contestação:
Compra que você não fez
As fraudes e clonagens de cartões estão cada vez mais comuns. Você já deve ter ouvido casos de compras gigantes de pessoas próximas, ou ter sido a vítima do crime. Pois é, esse é o primeiro caso onde o cancelamento pode ocorrer.
Se você percebeu na fatura ou recebeu uma notificação de compra que você não fez, entre em contato com a operadora do cartão. Também será necessário fazer um Boletim de Ocorrência, mas dificilmente a empresa não cancela a compra.
Arrependimento
Se você efetuou uma compra e se arrependeu logo em seguida, tem total direito em pedir o cancelamento. Para isso, o processo deve ser realizado em até sete dias e só pode ocorrer em cenários de compra online. Presencialmente, cada estabelecimento define suas regras para devolução.
Chegamos a comentar anteriormente, mas o Código de Defesa do Consumidor garante o direito aos clientes, a partir do Artigo 49.
Produto com defeito
Com o envio e o manuseio dos itens, não é raro vermos algumas mercadorias com defeito ao chegarem ao destinatário. Dessa forma, a empresa é obrigada a devolver o dinheiro, caso não ocorra a troca ou conserto do produto.
Lembre-se dos prazos: itens não duráveis, solicitação em até 30 dias; para duráveis, 90 dias.
Mercadoria não foi entregue
Comprou e não chegou? Dá pra contestar no cartão. Mas, primeiro o cliente deve entrar em contato com a loja e entender a situação, ver se consegue um acordo. Do contrário, entre em contato com a administradora e solicite o chargeback.
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Apresente provas de que entrou em contato com a empresa, a partir do número de protocolo ou das trocas de e-mail.
Valor cobrado foi diferente
Sempre verifique na hora da compra se o montante debitado está de acordo com o informado pelo site. Acontece dos lojistas oferecem correção do valor, ou seja, devolvem parte do dinheiro, se você quiser manter a transação.
Se a loja não fizer o estorno, aí o cliente deve contatar a operadora e solicitar o chargeback.
Como cancelar compra no cartão de crédito?
Ok, ficou bem claro quando fazer o processo. Mas afinal, como cancelar compra no cartão de crédito? A boa notícia é que não tem muito segredo. A maioria das administradoras permitem começar os trâmites no próprio aplicativo ou por internet banking.
Outra opção viável é chamar a Central de Atendimento, com o número que fica atrás do cartão. Independentemente do tipo de contato, o cliente deve informar o motivo da contestação e enviar documentos que comprovam tentativas anteriores de resolução – aqui entram os e-mails e protocolos mencionados acima.
Caso a contestação seja aceita, ocorrerá o chargeback.
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Entendeu como cancelar compra no cartão de crédito? Agora você fica mais seguro caso algum imprevisto ocorra e você precise utilizar o recurso. Não esqueça de se manter atualizado no portal do Meu Cartão de Crédito.