Cancelar ou bloquear cartão, qual é a melhor solução? Afinal, essa é uma dúvida que muitas pessoas têm. O bloqueio ele é indicado em caso de perda, roubo ou extravio do cartão. Depois é possível pedir uma segunda via do mesmo. Mas o cancelamento desvincula o cliente do banco, não permitindo outra via.
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Em quais situações é preciso bloquear cartão?
Uma situação chata é quando precisamos bloquear o nosso cartão de crédito. Afinal, além de não podermos usar o benefício por um tempo, é preciso esperar até a segunda via do mesmo chegar.
O bloqueio do cartão deve ser feito diretamente no banco, informando o real motivo para desativar o produto temporariamente. Essa é uma forma segura de se proteger caso alguém faça alguma compra no período em que você não estiver com o seu cartão.
As situações em que você deve bloquear cartão são:
- Perda;
- Roubo;
- Extravio do cartão de crédito.
Como bloquear cartão de crédito nos bancos mais conhecidos?
Abaixo, listamos os principais bancos e como você deve proceder para bloquear cartão. Confira:
Bradesco
Para bloquear cartão no Bradesco é necessário que o titular entre em contato pelo telefone e faça a sua solicitação. Os números disponíveis são:
- 0800 727 9988;
- 0800 724 8383.
Banco do Brasil
O bloqueio de cartão de crédito no Banco do Brasil deve ser feito pelo SAC. O número é 0800 729 0722. Mas se preferir é possível fazer o procedimento pelo atendimento digital disponível no aplicativo do banco.
O passo a passo para bloquear cartão pela internet é:
- Acesse a sua conta pelo aplicativo;
- Menu principal;
- Selecione a opção cartão;
- Liberar ou bloquear cartão;
- Clique em bloquear;
- Informe o número do cartão;
- Aperte ok e siga as instruções do aplicativo.
Caixa Econômica Federal
Os contatos para bloquear cartão na Caixa Econômica mudaram. Agora são:
- Cartões Azul, Nacional, Internacional e Gold: 4004 9009 ou 0800 940 9009;
- Cartões Platinum, Black e Infinite: 4004 9001 ou 0800 940 9001;
- Cartão Empresarial: 4004 9008 ou 0800 950 9008;
- Cartão Múltiplo: 0800 726 0101.
Entretanto, caso você não queira fazer o bloqueio pelo telefone, é possível ir à agência e realizar o procedimento.
Santander
No Santander o bloqueio do cartão pode ser feito diretamente no aplicativo. Para isso, siga as instruções:
- Abra o app;
- Vá em proteção;
- Selecione “perdi/roubaram meu cartão”;
- Realize o bloqueio.
Nubank
O bloqueio do cartão de crédito do Nubank é feito de forma rápida e simples pelo aplicativo. Ao abrir o app do banco, clique em cartão e bloquear cartão. Porém, é possível ligar para o número 0800 591 2117 e fazer o procedimento também.
Celetem
Para entrar em contato como banco Cetelem, o telefone do SAC é 0800 286 8877. Os cartões desse emissor são o Submarino, Lojas Americanas e Sou Barato.
Itaú
Para bloquear cartão de crédito do Itaú, acesse o seu Internet Banking como número de sua agência, conta e senha eletrônica. Pesquise “bloquear cartão de crédito”. Após fazer o bloqueio, você pode já solicitar a sua segunda via.
No entanto, se você preferir, pode ligar para os seguintes números:
- 4004 4828: capitais e regiões metropolitanas;
- 0800 970 4838: demais regiões.
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O banco pode bloquear o meu cartão de crédito?
Além dos motivos que citamos que levam o usuário a bloquear cartão de crédito, há também o contrário. Afinal, o banco também pode fazer esse procedimento. Quando isso acontecer, alguns transtornos são gerados, principalmente se o usuário for pego de surpresa.
Confira três situações em que o banco pode bloquear o seu cartão:
1.Falta de pagamento da fatura
Todos os bancos oferecem a possibilidade de pagar a fatura de forma integral, o pagamento mínimo ou parceladamente. Portanto, se o cliente não fizer o pagamento de nenhuma forma o seu cartão é bloqueado. Porém, não imediatamente. Isso porque ele vai para o ciclo de cobrança e esse prazo para bloqueio varia de banco para banco. Por isso, atente-se aos prazos da sua instituição financeira.
2.Movimentações realizadas em lugares distantes
A suspeita de fraude leva o banco a bloquear o seu cartão de crédito. Dessa forma, o banco comunica ao cliente ou simplesmente faz o bloqueio imediato. Mas isso só é feito quando a instituição percebe ações suspeitas. Por exemplo, uma compra é realizada no Brasil, mas cinco minutos depois é feita outra transação em um país diferente. Normalmente, as fraudes ocorrem em viagens internacionais ou compras pela internet.
3.Compras atípicas
O cliente tem um histórico de compras e o banco já o conhece. Portanto, caso haja uma aquisição em estabelecimentos diferentes em que o consumidor costuma fazer, ele recebe um comunicado informando a compra, no lugar e país ou estado de origem. O consumidor deve reconhecer a compra ou não para ela ser aprovada.
Agora que você sabe como bloquear cartão e em quais situações a instituição também pode fazer esse procedimento, fique atento. E se estiver precisando de um cartão de crédito, consulte os nossos serviços.