empréstimo com cartão de credito

Empréstimo com cartão de crédito: veja como funciona

Rafael Alves

Entre as opções de crédito mais usadas pelos brasileiros, duas são extremamente recorrentes: o cartão de crédito e o empréstimo. Juntando as duas surgiu a possibilidade de fazer empréstimo com cartão de crédito. Isso mesmo, algumas operadoras de cartão oferecem o serviço de fazer empréstimo. O valor liberado é, naturalmente, diferente do limite disponível no cartão.

Por diversas razões, muitas pessoas acabam procurando um empréstimo pessoal. Pode ser para resolver alguma emergência, quitar uma dívida ou realizar um sonho. Independente da razão, o ponto principal é não ter o valor disponível para fazer o que precisa. Nesse momento em que as pessoas tentam encontrar crédito extra, normalmente surge a possibilidade de empréstimo com o cartão de crédito.

Vale lembrar que, assim como empréstimos convencionais, o empréstimo com cartão de crédito inclui a cobrança de diversas taxas. Mas não se preocupe, todos eles precisam obrigatoriamente constar no contrato.

Continue lendo para entender como esse tipo de empréstimo funciona e se vale a pena contratar esse tipo de serviço.

Leia também: Como posso conseguir cartão de crédito com limite alto?

Como surgiu o empréstimo com cartão de crédito

A facilidade no pagamento e a possibilidade de parcelar fez com que o cartão de crédito se popularizasse no Brasil. Tanto que hoje em dia o cartão é a forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores do país. Inclusive, caso ainda não tenha um, sugerimos que você leia sobre as vantagens de ter um cartão de crédito.

Pensando em aproveitar a facilidade e o enorme público do cartão, algumas operadoras passaram a oferecer outros serviços. Assim, quem já é cliente acaba tendo vantagens e a operadora também. Entre esses serviços está o empréstimo com cartão de crédito.

Como funciona o empréstimo com cartão de crédito

Cada instituição pode ter alguma particularidade contratual que torna o seu serviço um pouco diferente das demais. Mas, de maneira geral, o processo de contratar empréstimo com cartão de crédito costuma seguir alguns passos em comum.

O empréstimo funciona como uma concessão de crédito normal. A diferença é que não está atrelada a uma conta em banco convencional, mas sim a um cartão de crédito.

Etapas do processo de empréstimo com cartão

Confira o que você deve fazer para conseguir o empréstimo:

Disponibilidade

Consulte se esse tipo de serviço está disponível no seu cartão. Se não estiver, você pode precisar fazer um novo cartão.

Tomada de decisão

A decisão mais acertada costuma ser solicitar o menor valor possível para resolver a sua necessidade. Além disso, quanto menor o tempo do pagamento, menos juros você paga.

Simulação

Faça simulações para entender como será o pagamento e o prazo do seu empréstimo. Aqui você toma conhecimento do valor pretendido, do quanto vai pagar por mês e do tempo para quitação.

Solicitação

Depois de entender as condições, você está pronto para finalmente fazer o pedido do empréstimo. Muitas vezes esse pedido pode ser feito pela internet ou no próprio aplicativo do cartão de crédito.

Análise

Depois de solicitar o empréstimo, é preciso esperar enquanto a operadora faz a análise de crédito. Depois de consultar seu score de crédito, se tudo der certo seu empréstimo vai ser confirmado.

Contrato

Com tudo certo e confirmado, você receberá o contrato do empréstimo. Leia o contrato inteiro com atenção antes de assinar. Assine apenas se você concordar com todas as cláusulas.

Receber o valor

Pronto, depois de assinar o contrato é só aguardar pela liberação do valor contratado. Em pouco tempo o valor acordado deve estar disponível na sua conta.

Não foi aprovado?

Caso seu empréstimo não seja aprovado, pode ser que você esteja com a pontuação baixa no score de crédito.

O score é uma pontuação que demonstra o quanto um consumidor é um bom pagador. Ele é calculado para determinar as chances do cliente efetuar o pagamento de suas dívidas.

Para saber mais sobre o score de crédito, sugerimos ler sobre como consultar seu score pela internet.

Cuidados importantes para quem vai pedir empréstimo com cartão de crédito

Empréstimo é um assunto sério e, por isso, precisa ser feito com atenção. Antes de contratar o empréstimo, é importante se planejar e entender o funcionamento do serviço.

Valor mensal

Faça as contas de quanto você ganha e quanto você gasta por mês. Assim, terá uma noção melhor de quanto pode comprometer da sua renda para o pagamento do empréstimo.

Esse cuidado é fundamental para garantir que você não vai deixar de pagar as parcelas. Muita gente acaba contraindo novos empréstimos e se afundando em dívidas.

Taxas

Como já mencionamos, empréstimos costumam ter muitas taxas. Entre as despesas estão tributos, juros, IOF, seguro e talvez alguns outros. Vale lembrar que todos eles precisam constar no contrato.

Leia o contrato

No contrato vão estar todos os detalhes que você precisa saber sobre o empréstimo. Incluindo, é claro, detalhes sobre as despesas e taxas que vão resultar nos valores cobrados. O contrato também deve falar sobre o gerenciamento das parcelas.

Parcelas

É importante prestar atenção em dois detalhes sobre as parcelas. O primeiro e mais perigoso é saber o que acontece em caso de atraso. Tem multa? Tem mais juros? Quais as consequências? O ideal é se planejar para não ter atraso, mas é bom saber o que acontece nesse caso.

O outro detalhe é sobre antecipação das parcelas. Por lei, é obrigação das instituições financeras permitirem que o cliente antecipe as parcelas. A lei também garante que, nesse caso, o cliente tenha direito a um desconto proporcional ao juros. Mas fique atento a outros detalhes, sejam vantagens ou taxas, que podem fazer parte desse procedimento.

Leia também: Cartão por aproximação é seguro? Saiba tudo aqui!

Vai pedir o empréstimo?

Esperamos ter ajudado você a entender o processo de solicitação de empréstimo com cartão de crédito. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe um comentário. Se você conhece alguém pensando em pedir um empréstimo, compartilhe esse artigo!

E para seguir por dentro de assuntos relacionados a cartões de créditos e finanças, continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
cartão de crédito com aprovação na hora

Existe cartão de crédito com aprovação na hora? Descubra já!

Próximo
como funciona o picpay

Como funciona o PicPay? Saiba tudo sobre a plataforma!

Posts Relacionados
Total
0
Share