cartão de credito para estudante

Qual é o melhor cartão de crédito para estudante?

Rafael Alves

O período em que se é estudante normalmente é marcado por fortes emoções. O começo da vida adulta muitas vezes ainda se confunde com a fase dos estudos. As instabilidades se dão em diversos aspectos da vida, inclusive o financeiro. Muitas vezes é preciso viver com uma renda baixa ou até mesmo sem renda própria, com ajuda dos pais. Mesmo assim, muita gente gosta de ter um cartão de crédito para estudante.

Nesse momento de transformações e crescimento, é importante estar atento também a educação financeira. Aprender a lidar com crédito e gerenciar suas próprias finanças é parte fundamental desse processo. É difícil comprovar uma renda significativa e, na verdade, nem se tem muita renda para gastar.

Ou seja, um cartão de crédito para estudante acaba sendo realmente a melhor alternativa. Saiba mais sobre o assunto neste post!

Leia também: Cartão BTG+: como funciona, quais as vantagens e como contratar!

Cartão de crédito para estudante

Sabendo da situação geral dos estudantes, o mercado se ajusta para atender esses potenciais clientes. Ou seja, é possível encontrar cartão de crédito para estudante com vantagens que outros cartões não oferecem.

Benefícios do cartão de crédito para estudante

Preparamos uma lista com alguns dos benefícios que você pode encontrar em um cartão de crédito para estudante. Mas vale lembrar que dificilmente o mesmo cartão oferecerá todos os benefícios. É preciso pesquisar para encontrar o ideal para cada pessoa.

  • Isenção na taxa de anuidade;
  • Isenção ou diminuição de outras taxas;
  • Não requerer um comprovante de renda para solicitar o cartão;
  • Funções de débito e crédito no mesmo cartão;
  • Pacotes de serviços com valores mais baixos;
  • Não exigir que abra uma conta junto com a solicitação do cartão;
  • Programas de relacionamento mais vantajosos.

A respeito dos programas de relacionamento, é preciso pesquisar os detalhes de cada cartão. Existem cartões com milhas, cashback, descontos em lojas (incluindo livrarias), em eventos, shows, cinemas e muito mais.

Fidelização

Todas essas vantagens não são apenas porque os bancos são caridosos e empáticos com as dificuldades dos estudantes. É interessante para as instituições financeiras oferecem vantagens para poderem colher os benefícios depois.

Um cliente que cresce satisfeito com uma empresa dificilmente vai trocar ela por outra depois. Ou seja, essas vantagens servem para conquistar os clientes. Além disso, estudantes universitários tendem a melhorar suas condições financeiras no futuro. Então com o passar dos anos se tornarão pessoas com mais dinheiro para gastar, ou seja, serão clientes melhores.

Por falar em futuro de sucesso, confira nosso artigo Como começar a investir em 10 etapas!

Será que o melhor cartão de crédito para estudante é um cartão universitário?

Em outros tempos essa pergunta nem precisaria ser feita, porque a resposta seria obviamente um “sim”. Mas hoje a situação do mercado de cartões está um pouco diferente e a mudança foi para melhor!

Felizmente a concorrência entre novas instituições financeiras fez com que os cartões melhorassem de maneira geral. Hoje existem muitas opções e, com a competitividade, passou a existir a dúvida sobre esse assunto. Tudo isso graças aos bancos e aos cartões digitais!

Existem instituições financeiras que passaram a oferecer cartões digitais super vantajosos. Sem taxas e cobranças, eles entraram na competição pelo público universitário. Além disso, contam com a facilidade de controlar tudo por aplicativo, o que é ótimo para jovens.

A única questão negativa é que esses cartões costumam ter a idade mínima de 18 anos para aceitar a solicitação. Enquanto isso, os cartões universitários costumam abrir exceção e aceitar clientes um pouco mais novos.

Leia também: Cartão de crédito para menor de idade: saiba como conseguir!

Opções de cartão de crédito para estudante

Para facilitar a sua vida e encurtar a sua pesquisa, preparamos uma lista de cartões. São uma dúzia de cartões, metade de cada tipo, para servir de exemplo. Vale a pena analisar e ficar de olho nos benefícios e nas taxas de cada um. Pesquise, compare e tire suas próprias conclusões.

Confira algumas opções de cartões universitários:

  • Itaú Universitário;
  • Caixa Universitário;
  • Ourocard Universitário;
  • Bradesco Universitário;
  • Santander Play;
  • BB Jovem.

Para completar a lista, veja alguns cartões digitais a seguir:

  • Nubank;
  • Neon;
  • C6;
  • Next;
  • Inter;
  • Original.

Cuidado!

Recomendamos que você também pesquise sobre educação financeira. Muitas instituições vão oferecer limites mais altos do que os jovens conseguem lidar. Um limite alto pode resultar em um processo de endividamento severo.

Juros de cartões de crédito costumam ser altos e as dívidas podem se acumular perigosamente. Se o limite do cartão for maior do que o seu salário, pode ser uma boa ideia nunca gastar até o limite.

Faça um gerenciamento das suas finanças e mantenha um nível mínimo de organização e controle.

Uma dica importante é: não tenha muitos cartões. Muitas vezes um ou dois cartões podem ser o suficiente para a vida inteira. Pesquise para focar a sua decisão no que for do seu agrado e esqueça os outros.

Outra dica interessante é a de não parcelar se não for necessário. Assumir dívidas de longo prazo podem complicar a sua organização. Isso sem falar na frustração de, meses depois, ainda estar pagando por algo de meses atrás. Muitas vezes o motivo do gasto nem existe mais, mas a dívida continua existindo.

Leia também: Cartão universitário: vale a pena contratar um para você?

Universitário ou digital?

Esperamos que você tenha conseguido começar a construir o seu processo de tomada de decisão. A escolha de um cartão de crédito é um assunto sério e merece uma atenção especial!

Se você conhece algum estudante universitário, compartilhe esse artigo. É bem provável que você acabe ajudando essa pessoa com informações de qualidade.

E para seguir atualizado sobre finanças e cartões de crédito, continue acompanhando o Meu Cartão de Crédito!

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
como usar o mercadopago

O que é e como usar o Mercado Pago? Saiba todos os detalhes

Próximo
qual rendimento da poupança

Qual é o rendimento da poupança? Vale a pena investir?

Posts Relacionados
Total
0
Share